RATEIO/ABONO: CONFIRA O VALOR DAS SOBRAS DO FUNDEB DA SEMED, HOJE E AINDA NEM FECHOU A ARRECADAÇÃO!

 


Por Val Barreto*

 

Nos últimos dias tem-se ouvido falar sobre um possível “rateio/abono” do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O assunto mobiliza várias discussões entre os professores municipais da Prefeitura de Porto Velho.

 

A exemplo do que vem ocorrendo em outros municípios da região e do país, das sobras do FUNDEB deve ser feito rateio e o valor dado em forma de abono aos professores lotados na Secretaria Municipal de Educação.

 

Os professores buscaram de todas as formas saber o valor no caixa, mas após várias tentativas o valor não foi divulgado, silêncio esse, que acaba aqui e agora!

 

Vale esclarecer que o valor no fundo hoje ainda não está completo, uma vez que ainda falta cair mais dinheiro em dezembro, sendo acrescentado mais alguns milhões no montante.

 

Um servidor da rede municipal, em conversa com um representante do FUNDEB teve acesso ao valor e essas informações estão sendo repassadas a seguir:

 

Hoje temos cerca de 51.116.446,76 milhões na conta. Sendo que 20 milhões já foram empenhados e serão destinados às escolas da rede municipal para reformas.

 

Sobra cerca de 31 milhões, porém ainda vai cair mais dinheiro em dezembro e estima-se que seja o a maior arrecadação do ano com todas as altas que teve.

 

O cálculo é simples, temos na rede municipal cerca de R$3.500 professores, ficando claro que os R$2.800 anunciado pelo prefeito Hildon Chaves não é o valor justo a ser pago para os professores e especialistas da rede municipal.

 

“Os professores não podem aceitar menos de 6 mil reais de abono” – Informou um representante do FUNDEB. Então o que resta saber é o que os professores farão a respeito, mas sabe-se que irão se mobilizar em breve e já estão se organizando.

 

O site professores de Rondônia, convida todos os professores da rede municipal a se mobilizar na luta para um valor que considere, além da sobra do FUNDEB, o contexto de todos os gastos elevados que tivemos:

 

- Custeio das aulas remotas com sua própria energia elétrica;

- Custeio das aulas remotas com sua própria internet wi-fi;

- Custeio das aulas remotas com seus dados móveis;

- Custeio das aulas remotas com sua própria energia elétrica;

- Gastos para adquirir notebook e computador mais adequado;

- Gastos para adquirir celulares mais adequado (memória, gigas, funcionalidades etc.).

 

 Confira o extrato:

O valor dado aos professores, além de direito é uma forma de valorização e devolução do que foi gasto, uma vez que não houve qualquer tipo de auxílio durante o tempo de pandemia, nem com auxílio tecnológico, nem de dinheiro, como fizeram alguns municípios. Os professores ficaram largados as traças e agora exigem valorização.

 

*Val Barreto é jornalista, professora, sindicalista e consultora educacional de cursos. Contato: (69) 993106942.

5 comments:

  1. Parabéns Val pela matéria. Que Deus continue te encorajado na luta pela educação...

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que contamos com pessoas como você Val, nós professores somos lesados de todas as maneiras e, em algo que é próprio da Educação o senhor Prefeito quer meter a mão. Vergonha para ele que finda por perder a confiança de quem votou nele. Que triste!!! Por que não fazer a coisa certa e ganhar o carisma e respeito de toda a categoria!!! O tinha em alto grau de conceito, agora...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom é so assim q a classe dos professores será mais valorizada PARABÉNS VAL Pela luta

    ResponderExcluir
  4. Que trabalho jornalístico. Maior e melhor canal de informações relacionados a educação do estado. Muito bom ganhar cada vez mais consciência desses assuntos financeiros, há bastante falta de clareza e transparência com o uso do dinheiro público ainda. Depois querem falar em combate a corrupção, como foi dito na própria campanha do Hildon na 1 eleição.

    ResponderExcluir
  5. Vc saberia informa o de Alto paraiso o valor q sobrou??

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.