BIOGRAFIA DE VAL BARRETO

 


Valdineia Barreto Coelho, mais conhecida como Val Barreto é jornalista, sindicalista, professora, palestrante, pedagoga, funcionária pública e consultora educacional. Nasceu em 10 de novembro, 1985 em Boa Vista, Roraima.

 

Val Barreto foi criada pelo pai José Belmiro Coelho até os 11 anos de idade e viveu na Cidade de Boa Vista no Bairro Caranã e posteriormente no Bairro Jardim Caranã até 1997, quando uma tragédia familiar fez com que viesse a se mudar para o Estado de Rondônia.

 

Em Boa Vista, ainda criança começou a trabalhar como vendedora ambulante aos 8 anos de idade, quando seu pai ficou impossibilitado de trabalhar por questão de saúde, sendo necessário trabalhar para ajudar o pai e irmão com quem vivia.

 

Tragédia familiar:

 

Em 26 de outubro de 1997, Val Barreto, aos 11 anos foi com o pai ao Balneário Cauamé, no bairro Caranã para o passeio de domingo, como era de costume, mas após um mergulho, o pai não retornou para a margem do rio, sendo constatado somente no dia seguinte que este tinha vindo a falecer.

 

No atestado de óbito, após autópsia constou como causa da morte: “Asfixia mecânica - Afogamento (meio líquido)”. Val relatou aos familiares e amigos, que em momento algum o pai deu qualquer sinal de afogamento ou pediu ajuda. O corpo foi encontrado boiando no dia seguinte por um banhista que visitou o balneário pela manhã.


José Belmiro Coelho foi sepultado em 28 de outubro, 1997 no Cemitério Parque Campo da Saudade. Vendedor ambulante, José criava os dois filhos, sozinho, enquanto o filho mais velho, havia indo embora com a mãe para um destino desconhecido, até aquele momento. 


Com a morte do pai, Val e o irmão do meio ficaram sozinhos, de modo que uma tia colocou em diversas rádios pelo país, o anúncio da morte do pai e procura pela mãe, para que viesse buscar os filhos. Em Jaru, um outro tio reconheceu os nomes, e viajou para Porto Velho para comunicar a mãe, que vivia com o irmão mais velho no bairro São Francisco, zona leste de Porto Velho.

 

Vida pessoal, trajetória acadêmica e profissional:

 

Aos 12 anos de idade se mudou para Porto Velho, aonde começou a viver com a mãe, os dois irmãos e a cunhada Fátima Silva e o irmão de criação Jossicleiton (BOLÍVIA). Fátima posteriormente teve três filhos, os sobrinhos Thallyson, Thainá e Theilon.

 

Iniciou o 6º ano do Ensino Fundamental na E.E.E.F.M Professor Daniel Neri da Silva, no bairro Juscelino Kubitschek, aonde estudou até o 9º ano. Na modalidade EJA, Val ingressou no 1º ano do Ensino Médio na Escola Araújo Lima e concluiu o 2º e 3º ano na Escola Orlando de Freire.

 

Em 2009 Val realizou o ENEN (Exame Nacional do Ensino Médio) e inscrevendo-se no PROUNI (Programa Universidade para todos) ganhou uma bolsa de estudos 100% custeada pelo Governo Federal na Faculdade Metropolitana/FIMCA.

 

Em 21 de fevereiro, 2009, Val Barreto teve seu primeiro filho, Hendrio  Gabriell Barreto, fruto do seu primeiro casamento que chegou ao fim 1 ano depois do nascimento do filho.

 


Em 2010 iniciou o Curso de Pedagogia na Faculdade Metropolitana/FIMCA, turma 2010.2 que teve o nome “Turma Adriano Saraiva” em homenagem ao professor universitário e Geógrafo Adriano Lopes Saraiva, que posteriormente acabou se tornando um dos melhores amigos de Val e ainda mantém contato frequente, até hoje.

 

Em agosto de 2014, Val Barreto formou-se em Pedagogia e além do Diploma de Graduação, recebeu um certificado de aluna número 1, pela maior soma de notas. O certificado de melhor aluna foi entregue pelo Diretor Geral da Faculdade Metropolitana, Gilmar Nascimento.


Em fevereiro de 2015, Val realizou o Concurso Público da Prefeitura de Porto Velho, e ingressou na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) entrando em exercício em uma escola da rede pública em 23 de novembro, 2015, tornando-se servidora pública municipal.

 

Consultoria educacional:

 

Val atua como consultora educacional do Instituto Educacional Maris (IEMAR), que oferta cursos de Pós-Graduação Lato sensu 100% EAD reconhecidos pelo MEC, Segunda licenciatura para outra área de formação para professores que querem expandir sua atuação.


Através do IEMAR e ACELIBRAS, Val trabalha também com cursos de capacitação/extensão/aperfeiçoamento com certificação rápida e válida em todo território nacional para Concursos, Processos Seletivos e outras oportunidades de emprego, bem como contabilização de horas complementares para acadêmicos/graduandos de Faculdades e Universidades.

 

Formação:

 

Val Barreto é formada em Pedagogia pela Faculdade Metropolitana/FIMCA. Especialista em Educação em Supervisão Escolar pela Faculdade FACIBRA, Pós-Graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade UNIBF.

 

Jornalismo:

 

Val iniciou sua atuação como jornalista em 2010, escrevendo histórias/romances fictícios para sites, tendo várias histórias publicadas, além de matérias e artigos diversos.

 

Somente em 2018, Val iniciou um trabalho de jornalismo focado na divulgação de notícias LOCAIS sobre educação, lançando em abril/2018, o Jornal Eletrônico Professores de PVH que se tornou Professores de Rondônia em 2021, após o conteúdo atrair leitores de todo o estado.

 

Em 2019 ganhou o prêmio de Jornalismo da FENACON (Confederação Nacional de Comunicadores) de Rondônia, recebendo durante a solenidade, o Troféu Senador Amir Lando, em 30 de novembro do mesmo ano.

Val Barreto com Senador Amir Lando e Presidente da FENACON.

Além de atuar como jornalista independente em seu próprio site, Val escreve matérias jornalísticas para sindicatos e também administra as mídias e atualiza redes sociais.

 

Militância e ativismo político:

 

Sempre militando pela qualidade da educação e direitos dos professores e profissionais da educação, Val Barreto foi idealizadora do “Movimento Salve o IPAM” que denunciou irregularidades na Assistência Médica do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho. Relembre a matéria/notícia - CLIQUE AQUI




Val realizou uma manifestação na frente do prédio do Instituto, participou do programa do Dalton de Franco (Plantão de polícia) além de denunciar irregularidades em entrevistas a canais de televisão, como no Plantão de Polícia e SIC TV, além de denúncias junto ao MP/RO (Ministério Público de Rondônia) e no TCE/RO (Tribunal de Contas do Estado de Rondônia).

Em abril de 2020, Val Barreto filiou-se ao Partido Cidadania 23, que tem como presidente, o professor da UNIR: Vinicius Miguel, Doutor em Ciência Política e Sociólogo.


Em 18 de agosto, 2020 o Site Rondônia ao vivo divulgou a confirmação da pré-candidatura de Val Barreto a vereadora em Porto Velho. Relembre a matéria/notícia - CLIQUE AQUI


Val Barreto foi a candidata a vereadora mais votada do partido, nas eleições 2020, não sendo eleita devido as novas regras do TSE que estabelece um quociente eleitoral com determinado número de votos de todos os candidatos do partido. Relembre a matéria/notícia - CLIQUE AQUI.



Em maio de 2021, sites noticiaram a filiação de Val Barreto ao Partido PCdoB, no qual, “o presidente do partido ressaltou que o PCdoB pretende se organizar em um projeto politico eleitoral ousado, a fim de enfrentar os desafios postos pela pandemia e pelos desgovernos tanto na esfera Estadual quanto do Federal”. (Relembre a matéria - CLIQUE AQUI)



Sindicalismo:

 

Val Barreto atua como Jornalista e delegada de base no SINPROF/RO (Sindicato dos professores e professoras no Estado de Rondônia) que participa da luta pela garantia de direitos dos professores, orientadores, supervisores, diretores e vice-diretores, além de ter como principal bandeira a posse dos aprovados do Concurso 2019, da Prefeitura de Porto Velho.

 

Em 2021, Val Barreto assumiu o cargo de Secretária de Imprensa e Comunicação da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) de Rondônia, que representa centenas de Sindicatos e possui uma diretoria atuante no Brasil inteiro orientando, encaminhando e apoiando milhares de trabalhadores a qual representa. Relembre a matéria/notícia - CLIQUE AQUI

 

Val Barreto tem como sonho acabar com a realidade de que “a educação não é unida”. Como militante da educação, luta pela categoria com unhas e dentes, em um cenário em que os professores não tem respeito, nem valorização e a educação passa por cortes de recursos, desmonte e ataques por políticos como deputados, senadores, prefeitos etc...

 

Contato: (69) 993106942 Siga Val Barreto em suas redes sociais:

 

Instagran: https://www.instagram.com/profvalbarreto/

Facebook: https://www.facebook.com/ProfValBarreto1

Twitter: https://twitter.com/profvalbarreto

Whatsapp: https://wa.me/message/Z4MDCHSRT532C1

0 comentário

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.