PROFª VAL BARRETO INTEGRA COMISSÃO QUE NEGOCIARÁ APLICAÇÃO CORRETA DO PISO DOS PROFESSORES – SAIBAM O QUE ROLOU NA MOBILIZAÇÃO - 03/06/22.

 


Por Val Barreto*.

 

Na mobilização que aconteceu na sexta-feira (03/06/2022) no auditório do SINTERO (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação em Rondônia), o professor e ativista político da educação, Cleverson Pedraza elogiou a atuação coletiva dos três sindicatos (SINPROF, SINDEPROF, SINTERO) em favor da aplicação correta do Piso Nacional do Magistério, porém sugeriu que entre a comissão de negociação fosse inserida representantes da categoria, ou seja, professores para acompanhar o andamento das negociações.

 

Ao solicitar nomes da categoria para representar os professores, os presentes, sugeriram a professora Val Barreto para integrar a comissão de negociação que se fará presente na reunião agendada com a Secretária de Educação, Gláucia Negreiros na SEMED, segunda-feira (06/06/2022) a partir das 08:00h.

 

Cleverson, Val e outra representante, uniram as mãos em prol da luta pela aplicação do Piso de forma correta, respeitando o vencimento inicial do Plano de Carreira dos professores, pertencentes ao quadro dos servidores da educação, conforme previsto na Lei nº 360, de 04 de setembro de 2009.

 

Na oportunidade, a vereadora Ellis Regina, que compareceu como parlamentar e NÃO como sindicalista e presidente do SINDEPROF, pois encontra-se descompatibilizada, anunciou sua pré-candidatura a Deputada Federal e apresentou relatório financeiro para a categoria, expondo que não há nenhuma dificuldade orçamentária por parte da Prefeitura de Porto Velho e tampouco dos Recursos do FUNDEB, podendo ser pago os 33,24% com folga aos professores.

 


Sobre o retroativo de 2021 ficou confirmado pela vereadora, o pagamento para o mês de Julho/2022 e o retroativo do piso de janeiro a abril/2022 está previsto para dezembro/2022, mas se o executivo quisesse, poderia pagar antes, pois segundo a vereadora há dinheiro para isso.

 

Para os participantes da mobilização, e baseando-se em diversas falas dos representantes sindicais, o que falta para aplicar o Piso dos professores é vontade política e criticou a atuação do executivo em desfavor da categoria e descumprimento da Lei 11.738 de 2008, que institui o piso e estabelece que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.

 

“Se vocês me perguntarem quais as chances dessa aplicação ocorrer no vencimento inicial dos professores, eu diria que as chances somam 95% de conseguirmos” – Frisou a vereadora, Ellis Regina.

 

Ficou decidido que na segunda-feira, dia 06, às 8h todos os pontos serão apresentados para a secretária de educação.

 

Val Barreto, reafirmou em conversa com apoiadores, sua pré-candidatura a DEPUTADA ESTADUAL PELO PARTIDO AVANTE, nas eleições 2022 e ficou feliz em encontrar diversos apoiadores durante a mobilização, fotografando com alguns professores, confira o registro fotográfico:







*Val Barreto é professora na Rede Municipal, Jornalista, consultora educacional e pré-candidata a Deputada Estadual pelo Partido Avante. – Contato: (69) 993106942.


0 comentário

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.