RELATO: GRATIFICAÇÃO + RETROATIVO DE PÓS-GRADUAÇÃO – AUMENTO DE 22%



Por Val Barreto.

No final de 2019 fiz uma especialização pelo Instituto Educacional Maris - IEMAR, o curso de prós graduação Latu sensu de 580h em Supervisão Escolar. Dei entrada e em 45 dias recebi o aumento de R$ 634,00 reais e o reajuste dos dias que dei entrada no requerimento e apresentei o certificado na divisão de atendimento ao servidor – DIAS.

A SEMAD (Secretaria Municipal de Administração) está demorando um pouco mais pra conceder a gratificação, devido a PANDEMIA, o que não tira a vantagem de se fazer uma pós-graduação, pois o servidor a partir do momento que dá entrada já começa a contar e o dinheiro será pago futuramente,  então o dinheiro é seguro e o investimento vale a pena. A gratificação é paga na matrícula, então quem tem dois contratos recebe nos dois. O servidor que tem dois contratos, deve dar entrada na SEMAD nas duas matrículas e recebe 22% a mais de salário nos dois contratos.

A gratificação de especialização é garantida na Lei nº 360/2009 aos professores/orientadores/supervisores da rede municipal de ensino de Porto Velho, ou seja, aos servidores municipais da educação que fizeram pós-graduação latu sensu de no mínimo 360h na área da educação.

A Gratificação pela especialização aumenta 22% do salário base pela titulação, esse valor não é recebido somente enquanto o servidor está ativo, o aumento incorpora o salário base após a aposentadoria do servidor, o que faz o investimento na pós-graduação valer muito a pena.


COMO CONSEGUIR RECEBER OS 22% DE AUMENTO/GRATIFICAÇÃO

1º PASSO: Faça uma pós-graduação latu sensu com carga horária de no mínimo 360h, não importa qual o curso ou se é presencial ou Ensino a distância (EAD), apenas faça. Matrículas pelo Whatsapp: https://whats.link/matriculasposgraduacao 

2º PASSO: Após seu diploma chegar, tire uma xerox frente e verso do seu diploma, de modo que de um lado tenha a frente do certificado e do outro o histórico da pós-graduação com as disciplinas e notas.

3º PASSO: Com a xerox em mãos, se dirija a Secretaria Municipal de Administração – SEMAD e pegue uma senha para atendimento no DIAS (Divisão de Atendimento ao Servidor).

4º PASSO: Apresente seu diploma original e a xerox. No ato, será feito um requerimento e você receberá uma cópia deste requerimento.

Após entregar o diploma e fazer o pedido da gratificação de especialização 22%, basta esperar a gratificação sair no contracheque e o dinheiro todo mês, junto ao seu salário.

A gratificação varia de acordo com o salário e carga horária do servidor. Um professor 40h recebe a base de R$ 634,00 a mais no salário. Para fazer a soma, basta jogar 22% em cima do seu salário base para saber o valor que você irá receber.

Se você ainda não tem uma pós-graduação, corra para fazer e dá entrada na sua gratificação. Tudo que você gastar com a pós irá ter retorno para o resto da sua vida, enquanto servidor.

Se você está com pressa para dá entrada e receber o dinheiro, você pode fazer uma pós-graduação IEMAR (Instituto Educacional Maris) com duração de 3 meses e apresentar o diploma na SEMAD para receber a gratificação.

Saiba sobre a pós-graduação – CLIQUE AQUI

3 comments:

  1. Fiz a minha pós na IEMAR, recebi o certificado e desde Março estou recebendo minha gratificação.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!Terminei minha Pós há um bom tempo, pensei que fosse automáticoeste acréssimo no salário, como havia deixado uma cópia do certificado na escola em que trabalho, imaginei que estaria tudo bem! Nunca fui de conferir holerites, será que ainda tenho o direito de receber?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.