MUDANÇA NA SEMED: PROF WALTER NASCIMENTO É EXONERADO E GIORDANI LIMA ASSUME COMO NOVO SECRETÁRIO ADJUNTO DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO!


Por VAL BARRETO.

Prefeitura de Porto Velho publicou nesta semana, no Diário Oficial dos Municípios, os decretos nº 1.649/I e nº 1.650/I, ambos datados de 03 de julho de 2025, anunciando mudanças importantes na equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Porto Velho.

O Decreto nº 1.649/I exonera Walter Aparecido do Nascimento do cargo em comissão de Secretário Municipal Adjunto de Educação, bem como sua assessora jurídica, a professora Sheila Colares da Cruz, que ocupava a função de Assessora Jurídica (CC-18). Ambos deixam seus cargos oficialmente a partir do dia 04 de julho de 2025.



Até o momento, não se sabe o motivo da exoneração de Walter Aparecido do Nascimento e nenhuma nota oficial foi publicada pela Prefeitura ou pela Secretaria de Educação. O ex-secretário adjunto também não se pronunciou publicamente sobre a decisão. A imprensa local não repercutiu o afastamento, o que aumentou as especulações nos bastidores da educação municipal.

Apesar do silêncio oficial, Walter fez uma breve despedida no grupo de gestores das unidades escolares, demonstrando gratidão e cordialidade:

   “Boa noite a todos!Passando para me despedir de todos os senhores e senhoras gestores das nossas unidades escolares, gostaria de dizer que foi um privilégio dividir experiências e aprendizado com todos vocês. Gostaria também de agradecer o carinho, como fui recebido pela nossa rede e me coloco à disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance. Muito obrigado a todos!”

    A exoneração da professora Sheila Colares, que atuava como assessora jurídica da SEMED, também causou surpresa nos bastidores. Até o momento, não houve qualquer justificativa oficial sobre sua saída.


  Além disso, há expectativa nos bastidores sobre possíveis novas exonerações de outros comissionados ligados, especialmente a nomes indicados por Walter. A situação segue indefinida e os próximos dias devem trazer mais clareza sobre o futuro da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.


   Na sequência, por meio do Decreto nº 1.650/I, a gestão do prefeito Léo Moraes nomeou Giordani dos Santos Lima como o novo Secretário Adjunto de Educação de Porto Velho, com início imediato em 04 de julho. Giordani agora atuará ao lado do secretário titular da pasta, Leocádio Albuquerque. 

NOVO ADJUNTO: Quem é Giordani dos Santos Lima? 



Com um currículo extenso na gestão pública, Giordani dos Santos Lima é certificado internacionalmente como PMP (Project Management Professional) e possui sólida experiência em cargos estratégicos em diferentes esferas do poder público.


Entre suas principais funções recentes, destacam-se:

  • Assessor de Política Governamental na Prefeitura de Porto Velho (desde maio de 2025);
  • Diretor Executivo na Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (ago. de 2023 a abr. de 2025);
  • Assessor Especial da Secretaria Geral da Assembleia Legislativa de Rondônia (fev. a ago. de 2023);
  • Assessor Técnico Especial da Casa Civil e do Gabinete do Governador (2021–2023);
  • Superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados no Governo de Goiás (2019–2020);
  • Diretor Executivo de Desenvolvimento de Pessoas no Governo de Rondônia (2015–2018).

Sua trajetória também inclui experiências no setor privado, como Gerente de TI no Grupo Sapiens, entre 2014 e 2015.

Giordani tem se destacado por sua atuação na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, com foco em resultados, eficiência da gestão e melhoria contínua dos serviços públicos. Sua nomeação é vista como estratégica para fortalecer a condução técnica e administrativa da SEMED neste segundo semestre.


Val Barreto é professora da rede municipal e jornalista no portal Professores de Rondônia. Contato: (69) 99310-6942




0 comentário

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.