Por VAL BARRETO.
A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta semana, no Diário Oficial dos Municípios, os decretos nº 1.649/I e nº 1.650/I, ambos datados de 03 de julho de 2025, anunciando mudanças importantes na equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Porto Velho.
O Decreto nº 1.649/I exonera Walter Aparecido do Nascimento do cargo em comissão de Secretário Municipal Adjunto de Educação, bem como sua assessora jurídica, a professora Sheila Colares da Cruz, que ocupava a função de Assessora Jurídica (CC-18). Ambos deixam seus cargos oficialmente a partir do dia 04 de julho de 2025.
Até o momento, não se sabe o motivo da exoneração de Walter Aparecido do Nascimento e nenhuma nota oficial foi publicada pela Prefeitura ou pela Secretaria de Educação. O ex-secretário adjunto também não se pronunciou publicamente sobre a decisão. A imprensa local não repercutiu o afastamento, o que aumentou as especulações nos bastidores da educação municipal.
Apesar do silêncio oficial, Walter fez uma breve despedida no grupo de gestores das unidades escolares, demonstrando gratidão e cordialidade:
“Boa noite a todos!Passando para me despedir de todos os senhores e senhoras gestores das nossas unidades escolares, gostaria de dizer que foi um privilégio dividir experiências e aprendizado com todos vocês. Gostaria também de agradecer o carinho, como fui recebido pela nossa rede e me coloco à disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance. Muito obrigado a todos!”
A exoneração da professora Sheila Colares, que atuava como assessora jurídica da SEMED, também causou surpresa nos bastidores. Até o momento, não houve qualquer justificativa oficial sobre sua saída.
Além disso, há expectativa nos bastidores sobre possíveis novas exonerações de outros comissionados ligados, especialmente a nomes indicados por Walter. A situação segue indefinida e os próximos dias devem trazer mais clareza sobre o futuro da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.
Na sequência, por meio do Decreto nº 1.650/I, a gestão do prefeito Léo Moraes nomeou Giordani dos Santos Lima como o novo Secretário Adjunto de Educação de Porto Velho, com início imediato em 04 de julho. Giordani agora atuará ao lado do secretário titular da pasta, Leocádio Albuquerque.
NOVO ADJUNTO: Quem é Giordani dos Santos Lima?
Com um currículo extenso na gestão pública, Giordani dos Santos Lima é certificado internacionalmente como PMP (Project Management Professional) e possui sólida experiência em cargos estratégicos em diferentes esferas do poder público.
Entre suas principais funções recentes, destacam-se:
- Assessor de Política Governamental na Prefeitura de Porto Velho (desde maio de 2025);
- Diretor Executivo na Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (ago. de 2023 a abr. de 2025);
- Assessor Especial da Secretaria Geral da Assembleia Legislativa de Rondônia (fev. a ago. de 2023);
- Assessor Técnico Especial da Casa Civil e do Gabinete do Governador (2021–2023);
- Superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados no Governo de Goiás (2019–2020);
- Diretor Executivo de Desenvolvimento de Pessoas no Governo de Rondônia (2015–2018).
Sua trajetória também inclui experiências no setor privado, como Gerente de TI no Grupo Sapiens, entre 2014 e 2015.
Giordani tem se destacado por sua atuação na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, com foco em resultados, eficiência da gestão e melhoria contínua dos serviços públicos. Sua nomeação é vista como estratégica para fortalecer a condução técnica e administrativa da SEMED neste segundo semestre.
Val Barreto é professora da rede municipal e jornalista no portal Professores de Rondônia. Contato: (69) 99310-6942
0 comentário
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.