PORTO VELHO: APLICAÇÃO DO PISO DOS PROFESSORES, RETROATIVO + REAJUSTE DOS TÉCNICOS EDUCACIONAIS.

 


 

Por Val Barreto*.

 

O cumprimento do Piso do Magistério, que em 2022 foi reajustado em 33,24% foi confirmado pela Prefeitura de Porto Velho e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), sendo a notícia anunciada em Assembleia Geral Sindical na última terça-feira (12/04/2022).

 

 

O que temos para abril/2022:

 

No mês de abril será pago o reajuste do grupo geral de 10,06% a todos os servidores públicos municipais da Prefeitura de Porto Velho, ou seja, os professores têm direito a este reajuste, também.

 

 

O que temos para maio/2022:

 

Embora a aplicação do Piso deva ocorrer em janeiro, de acordo com a Lei Federal nº 11.738/2008, a prefeitura de Porto velho levou 5 meses para talvez cumprir a lei e confirma aplicação do piso em maio.

 

 

Retroativo a passos tartaruga:

 

Há informações de que a Prefeitura/SEMED só pagará o retroativo em dezembro, ou seja, a promessa é de aplicar o piso em maio, ficando para trás os meses de janeiro, fevereiro, março e abril que será pago somente no final do ano.

 

 

Quem foi mordido por cobra, tem medo de linguiça:

 

É complicado confiar que este retroativo será pago em dezembro sem que a gente passe raiva, afinal, temos alguns meses de piso sem receber o retroativo de 2020 e 2021, mas pouco se fala a respeito do pagamento desses valores.

 

A categoria está com o pé atrás em esperar mais de 6 meses, confiando que o dinheiro estará na conta, sendo que já aconteceu de o executivo municipal não cumprir suas promessas e nos deixar a ver navios.

 

 CONFIRA COMO FICA A TABELA DOS VENCIMENTOS:

 

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR:

 

PARA ACESSAR OU BAIXAR O PROJETO DE LEI EM PDF NA ÍNTEGRA - CLIQUE AQUI.


E o Piso dos técnicos educacionais?

 

De acordo com o prefeito Hildon Chaves, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) de Rondônia barrou o reajuste de 33,24% para os técnicos educacionais, todavia, 70% da remuneração dos professores e técnicos educacionais são pagos com recursos do FUNDEB, ou seja, verba federal, cabendo a prefeitura apenas complementar o restante.

 

Conversa pra boi dormir:

 

Se não é possível reajustar o piso dos técnicos educacionais, como o governo do Estado de Rondônia fez o reajuste em 33,24% para todos? O recurso é o mesmo, mas o comprometimento com a educação, não!

 

Fénix, poeira e revanche:

 

Os técnicos educacionais prometem ressurgir das cinzas, sacudir a poeira da última assembleia sindical e mostrar que o buraco é mais embaixo, isso ficou claro após a recusa em aceitar os 10% e em várias articulações que estão sendo formadas em grupos independentes dispostos a conquistar os 33,24% tal qual, os técnicos educacionais da rede estadual.

 

A possibilidade de greve não foi descartada e os técnicos educacionais irão mostrar força caso suas reivindicações não sejam atendidas.

 

 

*Val Barreto é pré-candidata a Deputada Estadual pelo Partido Avante 70, é jornalista no Portal Professores de Rondônia, professora da rede municipal da Prefeitura de Porto Velho e consultora educacional cursos preparatórios em Rondônia. Contato: (69) 993106942.

1 comments:

  1. Na tabela não consta o valor dos contrato de 20H. Como fica pra esses contratos?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestões, críticas, será um prazer responder você.