Calendário de feriados e pontos facultativos de 2021 está disponível!

 

Lista de telefones úteis do IPAM!

 


PORTARIA: Bolsonaro zera reajuste do Piso do Magistério em 2021!


 

CPERS: À base do canetaço, o governo genocida e ultraliberal de Bolsonaro reduziu em 8,7% o valor anual estimado por aluno da rede pública em 2020.

 

Como o cálculo é diretamente relacionado ao índice do Piso Nacional, a portaria efetivamente zera o reajuste previsto para 2021. Outro grave impacto é a redução da complementação a Estados e Municípios, o que pode levar ao colapso de redes de ensino no próximo ano.

 

Com o valor anterior, o reajuste calculado pelo Dieese a partir de janeiro deveria ser de 5,9%. A medida conta com o apoio de Eduardo Leite (PSDB), que por mais de uma vez foi a Brasília para tentar mudar a forma de cálculo do Piso.

 

Junto com outras medidas de arrocho fiscal, como a LC  173, que congela salários e carreiras até 2022, a manobra autoritária projeta a desestruturação da educação pública.

CUT emite nota de repúdio contra o aumento do IPAM SAÚDE!

 


Por ¹Val Barreto.

 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-RO) manifestou por meio de nota, seu repúdio, contra a os aumentos da contribuição de 7% para 9% para o servidor(a), caso tenha dependentes pagará mais 1% por cada um. Já para os aposentados aumentará de 10% para 14%. Acesse a nota – CLIQUE AQUI

 

¹Val Barreto é professora municipal e jornalista em Porto Velho.

COVID-19: SINPROF apresenta dados sobre professores do grupo de risco!

 

Por ¹Val Barreto.

 

O SINPROF – Sindicato dos professores e professoras de Rondônia iniciou um levantamento por meio pesquisa via formulário do Google de julho/2020 a novembro/2020 para verificar o porcentual e informações básicas sobre os professores que fazem parte do grupo de risco, ou seja, portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, bronquite, asma e professores acima de 60 anos, que são os mais propensos a ter complicações e morrer de Covid-19. Para acessar o resultado da pesquisa – CLIQUE AQUI

 

¹Val Barreto é professora municipal e jornalista em Porto Velho.

SEMED: Remanejamento de servidores encerra nesta quinta (31/12)

 


Por Val Barreto.


No dia 31 dezembro está encerrando o processo de pedido de REMANEJAMENTO dos servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação – SEMED para outras escolar. Para quem deseja mudar seu local de trabalho, corre para fazer a solicitação, CLIQUE AQUI ou use o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezcHXQY5dag2Tdz7gcdTI-PsLY_g4DlQVld9Fy9Xo5yse8sA/closedform

As regras tem como base os Parágrafos e 2 do Art. 5° do Decreto 14.295/2016. O remanejamento ocorre todos os anos no mês de dezembro para que os servidores que desejarem pleitear movimentação do local onde se encontram lotados formalizem seus pedidos a Divisão de Pessoal/DA/SEMED.

SELETIVO IDEP: Confira as inscrições homologadas!

 

Por ¹Val Barreto.

 

A relação com os nomes dos candidatos que se inscreveram no processo seletivo simplificado para credenciamento de candidatos para possível contratação temporária do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP-RO já está disponível. Além da divulgação dos nomes, a lista disponibiliza o motivo pelo qual, a inscrição não foi aceita. Acessa a lista agora mesmo em PDF – CLIQUE AQUI.


DOWNLOAD RELAÇÃO DAS HOMOLOGAÇÕES DAS INSCRIÇÕES

Edital Homologação 


DOWNLOAD FORMULÁRIO DE RECURSO

Formulário de Recurso

 

FONTE: IDEP-RO.

¹Val Barreto é professora municipal e jornalista em Porto Velho.

Câmara altera lei e cria cargo de Tradutor e Intérprete de LIBRAS!

 

Por ¹Val Barreto.

 

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou a alteração da Complementar nº 707, de 19 de janeiro de 2018, na qual criou alguns de cargos no Quadro de Pessoal Permanente da Câmara Municipal de Porto Velho, entre estes, um cargo muito importante que é o de Tradutor e Intérprete de LIBRAS, que afora é um cargo permanente da Câmara.


Com a alteração da lei, foram criados no grupo de Apoio Técnico Administrativo (Nível Médio Completo) os seguintes cargos, conforme lei publicada no Diário Oficial do Município:


¹Val Barreto é professora municipal e jornalista em Porto Velho.

OS ÚLTIMOS: Sesau divulga plano de vacinação de Professores contra COVID!

 


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou detalhes da logística de distribuição da vacina contra o novo coronavírus em Rondônia. As informações foram passadas pelo secretário Fernando Máximo em entrevista coletiva na quinta-feira (24).

 

Conforme a Sesau, o estado vai seguir as normas e protocolos do Ministério da Saúde, que é o responsável por adquirir e enviar as vacinas.

 

O secretário disse que recebeu do governo Federal a informação de que todas as vacinas com segurança e eficácia comprovadas podem ser adquiridas. Ele apresentou uma lista com as vacinas em produção. No topo da lista estavam as vacinas Coronavac (Butantan) e Astrazeneca/Oxford (Fiocruz).

Prefeito, Secretaria e Convite a Vinicius Miguel: Especulações a respeito.

 


Por Val Barreto¹.

 

O Jornal eletrônico “TUDO RONDÔNIA” publicou em uma matéria AQUI com informações sobre uma possível negociação entre o prefeito Hildon Chaves e Vinicius Miguel para assumir umas das secretarias da prefeitura de Porto Velho.

 

Após especulações sobre Vinicius assumir a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) as informações divulgadas pelo site falam sobre a criação de uma nova secretaria para que Vinicius Miguel possa gerir.

 

De acordo com o site, a Prefeitura pode criar uma Secretaria Especial para os Distritos, e ainda segundo o site, o próprio prefeito Hildon Chaves teria confirmado a decisão. A secretaria ainda não existe, bem como não foram divulgadas informações oficiais sobre a nomeação nesta ou qualquer outra secretaria.

 

Segundo o site, caso a secretaria seja criada, o nome escolhido para comandar esse novo e importante projeto para o segundo mandato do Prefeito reeleito, é o jovem advogado, professor e bom de voto, Vinicius Miguel.

 

Vinicius está hoje no partido Cidadania. Já concorreu ao Governo do Estado, em 2018 e foi a grande surpresa da disputa, ao lado do governador eleito, Marcos Rocha.

 

Vinicius chegou a 110.585 votos em todos os 52 municípios rondonienses, dos quais 69.625 em Porto Velho. Dois anos depois, disputou a Prefeitura e teve quase 40 mil votos. Por pouco não foi para a disputa final. No segundo turno, apoiou Hildon Chaves.

 

FONTE: TUDO RONDÔNIA.

Concurso Seduc RO: COMISSÃO FORMADA! Edital em breve.

 


A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Concurso Seduc RO) planeja novo edital em breve. Sem realizar concurso desde 2016, a Seduc Ro prepara novo certame para professores efetivos. 

 

Lembramos que já existe comissão responsável pelo planejamento do concurso Seduc RO. Tanto que já começaram a negociar a escolha da banca organizadora. A contratação da instituição, no entanto, só poderá acontecer após o aval do governador para o concurso.

 

A secretaria solicitou a abertura do concurso, mas ainda depende da autorização oficial do governo. O edital pode ser publicado em 2021. A pasta informou que esse prazo dependerá da verba que for disponibilizada para a seleção.



 FAÇA PÓS-GRADUAÇÃO DE 4 MESES - CLIQUE AQUI 


COVID-19: Professor municipal muito querido morre em Porto Velho!

 


Por Val Barreto.

 

A EDUCAÇÃO CHORA: Mais um professor deixa a educação em lute em Porto Velho. Faleceu na manhã desta sexta feira, 25, vítima da covid-19, trata-se do professor HERMANN LOBO.

 


Hermann era filho do saudoso João Leal Lobo e de Nanã Valente Lobo, pioneiros da vida da cidade de Porto Velho. De tradicional família da capital, Herman tinha 58 anos, era professor do município e estava internado em um hospital particular da cidade há aproximadamente quinze dias.

 

Lobo deixa um legado de honradez e aprendizado, além do vácuo de tristeza e uma sensação de impotência nos rondonienses no enfrentamento da doença.

 

Nas redes sociais vários professores lamentaram o falecimento do professor, enfatizando como a educação perdeu grandes profissionais e pessoas tão especiais em 2020 para essa terrível doença que é a COVID-19.

 

"O site professores de PVH lamenta o falecimento do professor e deseja conforto aos corações dos alunos, colegas de profissão, amigos e familiares do professor" - Enfatiza Val Barreto. 

Criação da Superintendência Municipal de Comunicação é aprovada por vereadores em Porto Velho!

 


O OBSERVADOR: A criação da Superintendência Municipal de Comunicação (SMC) é o indicativo de que a Prefeitura vai dar uma atenção especial à Comunicação institucional, seja com os veículos de comunicação, seja também como melhoria com a interatividade junto á comunidade.

 

A criação da SMC foi autorizada hoje pela Câmara Municipal, que aprovou a Mensagem 96/2020, de autoriza do Executivo Municipal.

 

O foco na comunicação institucional é como forma de dar mais visibilidade ao novo mandado do prefeito Hildon Chaves, que tem planos ousados para a capital nos próximos quatro anos de administração, principalmente no que se refere à mobilidade urbana e infraestrutura.

Professores recebem notebooks para atendimentos tecnológicos a alunos!

 


Por Val Barreto.

 

Interessante não é mesmo? Mas a ação infelizmente não se refere a prefeitura de Porto Velho e sim, aqui continuamos trabalhando com nosso computadores, celulares e internet.

A ação de valorização foi realizada pela prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste (RO) por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou no dia (21/12) 128 notebooks para atender as demandas de trabalhos dos professores que atuam no ensino dos estudantes da rede municipal.

 

Neste ano, visando a necessidade de uma maior interação entre estudante e professor, a prefeitura disponibilizou está ferramenta para um maior e melhor desenvolvimento da educação para garantir a integração das tecnologias digitais, além de proporcionar novas experiências, sendo um importante meio para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem.

Regulamentação do FUNDEB é sancionada sem vetos!

 


A Lei nº 14.113, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal e revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, foi sancionada pelo Palácio do Planalto sem vetos e publicada no Diário Oficial da União do dia 25/12/2020.

Professor morre revisando provas: não é heroísmo, é exploração!


ESQUERDA DIÁRIO: Recentemente, a foto de Alejandro Navarro, professor nos Estados Unidos que passou as últimas horas de sua vida revisando provas, se tornou viral. A filha, que também é professora, diz “ficamos tantas horas extras trabalhando, horas que muitos não percebem. Mesmo em uma pandemia, mesmo em uma crise sanitária, os professores se preocupam em cumprir suas funções”, e termina por fazer um chamado a não naturalizar o trabalho fora do horário de trabalho.

 

Enquanto a mídia norte-americana é encorajada a escrever sobre "o professor devotado" que morreu fazendo um trabalho duro, esta é a situação de centenas de milhares de professores em todo o mundo neste exato momento.

 

Pesquisa apresenta relatório sobre Violência e Preconceitos na Escola!

 


A Pesquisa Violência e Preconceitos na Escola, desenvolvida entre os anos 2013 e 2015, representa uma relevante contribuição da Psicologia para pensarmos os fenômenos dos preconceitos e da violência no contexto escolar brasileiro. Para acessar a pesquisa em PDF – CLIQUE AQUI.

Fonte: CFP

IEMAR: Promoção de natal traz pós-graduação a R$39,99 até 30/12

IEMAR - PÓS-GRADUAÇÃO: A promoção de começo de NATAL traz TODOS OS CURSOS DE QUALQUER ÁREA com valores muito em conta. 

A promoção de fim de ano vale para todas as matrículas feitas até dia 30/12/2020 e pagas até 07/01/2021. A mensalidade só para o final de janeiro, pro dia que o aluno escolherEstão disponíveis os seguintes valores promocionais:


PARCELAS/DURAÇÃO:

18xR$39,99.

12xR$59,99

10xR$71,99

6xR$119,99.

4xR$179,99.


FUNCIONAMENTO DA PÓS, AVALIAÇÃO, PORTARIA DO MEC, METODOLOGIA:


*TCC opcional (Não precisa fazer TCC nem artigo);

*Cursos reconhecidos pelo MEC;

*Cursos 100% EAD;

* Não há estágio;

* Não há provas online ou presenciais;

* Não há encontros presenciais;

* Não temos videoaula, material em PDF grátis;

* A avaliação é feita por meio de atividades no final de cada módulo nos materiais em PDF no portal.

 

CREDENCIAMENTO NO MEC:

 

O curso é ofertado por meio da parceria Técnico Científica do Instituto Educacional Maris – IEMAR, que está devidamente inscrito no CNPJ 30.579.047/0001-12 com a FACULDADE UNIBF.

 

•     A UniBF é autorizada pelo MEC para oferta de cursos na modalidade EAD em nível de graduação e pós-Graduação através da Portaria nº 370 - DOU de 23/04/2018. Confira no link:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NDY2MQ==

 

MATRÍCULA (COMO FAZER):

 

Para fazer sua matrícula é preciso que você preencha um formulário enviando as respostas pelo Whatsapp pelo número (69) 9931069-42 ou por este link: https://whats.link/matriculasposgraduacao chama no privado!

 

PAGAMENTO DA MATRÍCULA:

 

Você paga somente a matrícula agora no valor de R$69,99 reais para pagamento até o dia 07/01 e escolhe o dia em que a mensalidade deve vencer só em JANEIRO. A matrícula pode ser paga no boleto ou transferência bancária.

 


*Após o término do curso o certificado é enviado para o seu endereço em até 45 dias;

 


MATRICULE-SE:

Mesmo quebrado IPAM cria cargos fixos e altos salários!

 


Por Val Barreto¹

 

O projeto de Lei 1126/2020, cria cargos fixos, alterando o PCCS (Plano de Carreira, Cargos e Salários) dos servidores do IPAM (Instituto de Previdência e Assistência Médica dos servidores municipais de Porto Velho). Esse projeto está em vias votação na Câmara Municipal para ser aprovado.                     

O aumento das alíquotas do IPAM SAÚDE para 9%, aposentados para 14% e a aumento já aprovado da previdência para 14% denota que o Instituto precisa melhorar sua arrecadação para custear seus fundos. Então era necessário fazer economia de gastos, não é mesmo?

 

E por que criar mais cargos fixos e com altos salários se o instituto aparenta estar sem condições financeiras? Pois é. Confira os valores dos salários de alguns salários:


É preciso muita atenção dos servidores quanto aos projetos em votação, bem com a participação, pois além de serem os mais interessados, serão os mais prejudicados.

 

Confira o projeto na íntegra em PDF – CLIQUE AQUI

 

FONTE: RONDÔNIA AO VIVO

 

¹ Val Barreto é professora e jornalista (69) 993106942

AUMENTOS DO IPAM SAÚDE: 10 pontos importantes sobre o projeto!

 


Por Val Barreto¹

 

Há um importante projeto relativo ao IPAM SAÚDE e que está em vias de votação na Câmara Municipal: o PLC 1124/2020, que aumenta a alíquota da assistência médica (IPAM SAÚDE) a traz mudanças mais rígidas em relação ao uso do convênio. Confira de quanto serão os aumentos e o que muda, caso o projeto seja aprovado:

 

1. Aumento do desconto de 7% para 9% do TOTAL da remuneração; (Só você, mas tem mais);

 

2. Você pagará mais 1% por cada dependente. (Isso mesmo, somem aí + marido + filho pra vê);

 

3. Terá piso mínimo e teto independente de cálculo. (Altos cargos vão pagar menos?);

 

4. Adeus auxílio funeral (excluído com novo projeto);

 

5. O aposentado vai aumentar o desconto para 14% porque usa mais. (Desconsiderando que contribuíram a vida toda com o IPAM e agora cansado e doente é o que recebem);

 

6. Agora vai ter carência para alguns serviços, partos, cirurgias;

 

7. Se usar estando no período de carência é da responsabilidade do servidor pagar.

 

8. Elemento moderador continua lindo e pleno, óbvio;

 

9. Além desses aumentos do IPAM SAÚDE, a previdência foi aumentada 11% para 14%, também essa semana;

 

10. Mesmo estando quebrado o projeto de lei 1126/2020, cria cargos fixos, alterando o PCCS dos servidores do instituto.

 

Não se fala de redução de cargos comissionados, redução de despesas, do concurso, dos altos salários... É tudo nas costas do servidor.

 

Quer o projeto na íntegra e entender mais? – CLIQUE AQUI

 

¹ Val Barreto é professora e jornalista (69) 993106942

Aumento do IPAM Previdência para 14% foi aprovado em sessão de videoconferência.

 


Por Val Barreto¹

 

O Projeto de lei Complementar nº 1122/2020, que aumenta de 11% para 14% a alíquota da previdenciária do Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal (IPAM) foi aprovado em sessão em videoconferência. O projeto é de autoria do Executivo Municipal e foi aprovado esta semana.

 

Além desse aumento do desconto da previdência, há outros dois projetos relativos ao IPAM e que estão em vias de votação na Câmara Municipal: o PLC 1124/2020, que aumenta de 7% para 9% a alíquota da assistência médica (IPAM SAÚDE) e o 1126/2020, que cria cargos fixos, alterando o PCCS dos servidores do instituto.

 

Para saber o que vai mudar se o aumento da contribuição do IPAM SAÚDE seja aprovado  - CLIQUE AQUI

FONTE: RONDÔNIA AO VIVO.

Professora empreende com encomendas de bolos em Porto Velho!

 


Por Val Barreto¹

 

Na nossa coluna “Professores empreendedores” vamos falar sobre a docente Minervina, professora na Rede Municipal, formada em Pedagogia, Mina, como é mais conhecida, atua no ensino fundamental, no IME Engenheiro Francisco Erse (antigo colégio Padrão) e se tornou destaque no ramo de bolos caseiros, feitos por encomenda.

 

Atuando há vários anos na Educação, Mina tem um talento que a destacou no empreendedorismo em Porto Velho, na qual fabrica por encomenda e vende bolos caseiros, tortas e sobremesas, sendo uma referência na sua região.

 

As encomendas são realizadas via whatsapp com a oferta de várias opções, de sabores como Iogurte, chocolate, fubá, churros, cenoura, milho, leite em pó, Romeu e julieta, fubá com goiabada, torta de abacaxi, banana, dentre outros.

 

Para quem quiser encomendar os bolos caseiros da Mina, basta entrar em contato pelo whatsapp (69) 9238-8147 e fazer seu pedido. A fama dos bolos da Mina são destaque, assim como seu trabalho na sala de aula.

 


¹ Val Barreto é professora e jornalista (69) 993106942

Câmara aprova auxílio internet para estudantes! (R$ 3,5 bilhões )!

 


A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (18) proposta que oferece acesso gratuito à internet para alunos e professores de escolas públicas do ensino básico. O texto destina R$ 3,5 bilhões para estados e municípios aplicarem em ações para a garantia do acesso à internet, em decorrência da pandemia de covid-19. A matéria segue para análise do Senado.

 

Segundo a relatora, deputada Tabata Amaral, a iniciativa deve beneficiar 18 milhões de estudantes de baixa renda e 1,5 milhão de docentes durante a pandemia. O texto prevê destinação dos recursos em duas frentes, para garantir tanto internet gratuita quanto tablets.

 

O dispositivo assegura a oferta mensal de 20 gigabytes de acesso à internet para todos os professores do ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais e alunos da rede pública do ensino fundamental e médio regulares vinculados ao CadÚnico pelo prazo de 6 meses, tomando como referência o preço de R$ 0,62 por gigabyte. Também serão beneficiados os matriculados nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas.

Professores readaptados e a Gratificação de Atividade Docente (ORIENTAÇÕES).

 


O Sintero tem recebido muitas dúvidas quanto à Gratificação de Atividade Docente no valor de R$ 620,00 por parte de PROFESSORES ESTADUAIS readaptados e professores que deixam a sala de aula, mas continuam recebendo a gratificação. Desde 2019 o sindicato tem ajuizado ações individuais visando o pagamento da gratificação aos professores readaptados, mas teve resultado parcialmente positivo.

 

De acordo com a assessoria jurídica do Sintero, o entendimento do Poder Judiciário é de que a continuidade do pagamento da gratificação deve ser efetivada apenas aos professores que cumprem a readaptação em sala de aula ou na sala de recursos.

 

Entretanto, a Justiça negou o pedido do sindicato quanto ao pagamento da gratificação aos professores que são readaptados e estão lotados na sala de informática, sala de leitura, laboratório ou em qualquer outro ambiente escolar. A assessoria jurídica do Sintero recorreu da decisão, mas o Tribunal de Justiça negou o recurso.

14º salário para os professores seria uma forma de valorização!

 


Por ¹Val Barreto.

 

Uma boa forma de mostrar valorização dos professores, seria se o Executivo Municipal implementasse o 14° Salário ou abono natalino em decorrência da sobra orçamentária de 2020 para profissionais que atuam na educação em Porto Velho.

 

A vereadora Joena Holder, inclusive afirmou ter entrado em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para discutir a viabilidade da propositura e foi informada que existe um saldo orçamentário disponível para ser aplicado. Na discussão, Joelna questionou se tal recurso poderá ser convertida em um abono para os servidores da educação.

CONCURSO: Professores convocados continuam sem tomar posse em PVH!


Por Val Barreto.

 

Os professores convocados do Concurso da Prefeitura de Porto Velho 2019 realizaram os exames, mas não tomaram posse de seus cargos, todavia, devido a estabilidade da vaga em um concurso e tendo já sidos convocados, vários professores que atuavam na rede privada pediram demissão e muitos estão sem trabalhar.

 

Alguns professores perderam direitos e benefícios de escolas privadas, outros estão com os companheiros desempregados devido a crise da pandemia do novo corona vírus.  Há casos de professores que pegaram dinheiro emprestado ou gastaram tudo que tinham para pagar os exames médicos que chega até ao valor de 2.000 reais.

 

Com o Decreto de estado de calamidade, a Prefeitura suspendeu as posses dos candidatos. Como a suspensão aconteceu de forma inesperada, após vários meses, os professores estão vivenciando dificuldades e sonhando com a posse.

 

Com a regularização das aulas remotas na Educação Infantil a necessidade de professores aumentou e existem muitas horas extras, mas ainda não houve posse e ainda não houve por parte da prefeitura uma previsão exata de quando esses professores irão tomar posse e exercer suas funções.

Prefeitura pagará salário de dezembro + 13° dia 22/12 aos comissionados!

 


Por Val Barreto.

 

A Prefeitura de Porto Velho pagará os salários de dezembro de todos os servidores municipais estatutários no próximo dia 22 de dezembro. Na ocasião, também será quitada a última parcela do 13º salário dos trabalhadores comissionados, aqueles que não fazem parte do quadro efetivo.

 

SEDUC paga diferença do 1/6 de férias devido atualização do Piso!


Por Val Barreto.

 

A Secretaria de Estado da Educação - SEDUC-RO após atualização dos valores do Piso Nacional do Magistério no mês de janeiro de 2020 com o reajuste de 12,84%, pagou neste mês a diferença do 1/6 de férias pagos em julho, pois ainda não estava inserido o reajuste, tendo portanto uma diferença a receber após atualização dos valores.

ENTENDA:

O governo de Rondônia atualizou o Piso Salarial dos professores do magistério no mês de agosto de 2020, sendo pago 1/6 de férias para os professores no mês de julho de 2020 sem o reajuste do piso portanto, a SEDUC autorizou o pagamento da diferença de 1/6 de férias dos professores da Secretaria de Estado da Educação para o mês de dezembro de 2020, conforme planilha com nomes dos professores e valor a receber em anexo. Para baixar– CLIQUE AQUI.

Decreto:

PRESENCIAIS: MEC muda para 1º de março aulas nas universidades federais.

 


O Ministério da Educação (MEC) mudou, de 4 de janeiro para 1º de março, o início das aulas presenciais nas instituições federais de ensino superior. A nova data foi definida em portaria publicada na edição extra do Diário Oficial da União, nessa segunda-feira (7).

 
O documento recomenda que, para a realização das aulas presenciais, as instituições deverão observar os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.