PGM CONSIDERA GREVE DOS TÉCNICOS EDUCACIONAIS ILEGAL E SECRETÁRIA ORIENTA GESTORES A COLOCAR FALTA E DESCONTAR DO SALÁRIO DOS SERVIDORES.

 


 

Por Val Barreto*.

 

 

Eu, Val Barreto, que aqui vos fala, escrevo com lágrimas rolando no rosto após ler o ofício enviado as escolas municipais da Prefeitura de Porto Velho. É de uma grande maldade, de uma terrível covardia, eu poderia aqui dizer que me faltam palavras, mas a mim, não faltam não. Então vamos lá:

 


“Os técnicos estão na rua, prefeito a culpa é sua!” - Esse foi som que ecoou no térreo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO), o grito não é nada além de um pedido de socorro por uma remuneração justa dos anjos invisíveis que fazem a diferença nas escolas municipais da Prefeitura de Porto Velho, dia após dia.

 

 

Repito uma frase que escrevi durante a luta dos técnicos pelo abono do FUNDEB: “Não se faz educação, só com professores”, os técnicos abrem os portões das escolas, as matrículas são feitas pelo agente de secretaria, os zeladores limpam as salas de aula, as refeições são feitas pela merendeira, quem cuida dos alunos para não se machucar na hora do recreio são os inspetores de pátio... Não dou conta de mencionar todos. É muita função, muito trabalho e pouca valorização.

 

 

Confira a situação da sala de aula no período da tarde, sem zelador para limpar, isso só no primeiro dia:

 

 

Infelizmente o sistema não vai parar de encontrar motivos para acabar com a greve dos técnicos educacionais e tirar a legitimidade da luta por melhorias, isso eu já esperava, vocês estão surpresos? Tá só começando...

 

 

O grito de socorro por valorização veio de muitas vozes de muitos Anjos invisíveis que estão vendendo almoço para comprar a janta com os salários defasados, com a referência abaixo do salário-mínimo, com uma necessidade urgente de reformulação do Plano de Carreira e por valorização e remuneração justa.

 

 

No primeiro dia de greve dos técnicos educacionais, a Secretária de Educação, Gláucia Negreiros orientou os gestores das escolas por meio de Ofício a colocar falta nos técnicos e descontar as faltas dos seus salários. Qual a justificativa?

 

 

A Procuradoria Geral do Município (PGM) informou por meio de ofício acerca de movimento grevista por parte dos Trabalhadores de Apoio Educacionais que IRÁ entrar com uma Ação Declaratória de Ilegalidade de Movimento grevista anunciado no dia 28 de abril, ou seja, ainda NÃO entrou. Ufa!

 

 

A intenção é buscar uma tutela liminar estabelecendo multa diária nos termos do entendimento já pacificado do tribunal de justiça do estado de Rondônia ao sindicato que encabeça a luta pelos técnicos educacionais como verdadeiros representantes do servidor.

 

 

De acordo com a PGM e SEMED, trata-se de um movimento grevista ilegal em razão da ausência de fundamentação legal para realizar a greve, e afirma que o SINDICATO deixou de observar requisitos específicos para tais movimentos. Que requisitos seriam esses? Eu hein!

 

 

A SEMED orientou esta tarde a todos os gestores que seja lançada falta e desconto imediato do salário para qualquer servidor que paralisar suas atividades com fundamento no movimento grevista anunciado pelo Ofício n. 159/2022 do SINTERO no dia 25 de abril de 2022. Opa... A greve começou hoje, a galera estava trabalhando normalmente.

 

 

O documento/ofício enviado aos gestores escolares foi assinado pelo Procurador Geral LUIZ DUARTE FREITAS JUNIOR:

 



O argumento da Secretária Gláucia Negreiros, é que o Piso Salarial Nacional atualizado por meio de normativa do Governo Federal é vinculado a profissionais do grupo de magistério, “o que não é o caso dos servidores de apoio educacional”, porém, se os técnicos educacionais não têm direito ao Piso de 33,24%, como o Governador Marcos Rocha, por meio da SEDUC estendeu aos técnicos educacionais da rede estadual? Ué?

 

 

Senhoras e senhores, agora vou mostrar quanto ganha uma agente de limpeza (Zelador) para que não restem dúvidas de que estes profissionais não estão pedindo demais. Lembrando que aí é o salário bruto, faltam os descontos do imposto de renda, Previdência, IPAM/mensalidade, IPAM elemento moderador, desconto do sindicato, empréstimo consignado, segue o baile:

 (Clique na imagem para ampliar):


 

Atenção a você que está com medo de levar falta e descontar do salário, lembra dos 2 anos de pandemia que vocês ficaram trabalhando e de quantos técnicos morreram de COVID-19, eles não podem mais brigar por justiça e valorização, mas você sim!

 

 

Quando o medo tentar falar mais alto, lembra que dez dias após receber você já está sem nada, os boletos que lutem, né? Lembra da dificuldade para receber o abono do FUNDEB, lembra que o salário que você recebe não é suficiente para você colocar seu filho na faculdade, para fazer uma compra digna no supermercado e do quanto dói vê sua geladeira vazia o resto do mês.

 

 

Queridos técnicos, lembrem do quanto é difícil deitar-se para dormir a noite e sua mente continuar trabalhando por não conseguir desligar, lembra daquele gestor que não valoriza seu trabalho, que nada do que você faz tá bom e muitas vezes te coloca pra baixo.

 

Zelador (a), lembra do quanto é difícil limpar a escola e as salas muitas vezes sozinho ou com pouco auxílio de outro companheiro. A zeladora da minha escola é sozinha e varre 16 salas em 45 minutos. É humanamente impossível dá conta sozinha. Quando vem as próximas convocações para colocar ao menos duas zeladores por período?

 

 

Merendeira(a) e essas queimaduras em suas mãos, pulso e braços exercendo a função? Aquele vapor que sai das panelas, a cebola ardendo nos olhos... O quanto você se desdobra para fazer a comida com o pouco recurso da merenda escolar?  Quem vê seu esforço e o quanto se desdobra? Eu vejo, por isso tô aqui...

 

 

Agente de secretaria, quantas vezes foi maltratado ao fazer matrícula, remanejamento, transferência ou somente por pedir a documentação exigida e sofrer humilhação?

 

 

Inspetores de pátio, os valiosos protetores que cuidam dos pátios, da entrada e saída, do cuidado com os alunos. Vocês merecem mais.

 

 

Cuidador (a), quantas vezes você já sofreu por poucos entenderem qual a sua função na escola? Cuidador não é professor de educação especial, mas são cobrados como se fossem, sem formação, sem remuneração a altura! Que horror...

 

 

Instrutores de música com ensino médio que atuam como professores, mas não tem o mesmo tratamento, nem os mesmos direitos e mesmo com ensino superior, cadê a gratificação de especialização?

 

 

Agente de vigilância escolar, os desafios que você enfrenta todo dia na escola, só você quem sabe, então se lembre disso.

 

 

Monitores (a) de ensino que atuaram como professores em desvio de função por 20 anos e hoje sequer sabem sua função da escola, fazem de tudo um pouco, sem identidade, sem a valorização digna.

 

 

Chega de ser invisível, chega de não ser notado, de ter um salário que te obriga a fazer outras coisas para continuar colocando a comida na mesa.

 

 

E entre os lembretes, não esqueça o principal: só você sabe o seu valor e a importância do seu trabalho, então: VALORIZE-SE PARA SER VALORIZADO!

 

 

OU PAGA O PISO OU NINGUÊM PISA DA ESCOLA! PRA CIMA DELES....

 


*Val Barreto é professora na Rede Municipal, Graduada em Pedagogia, especialista em educação e jornalista.

VEREADOR RAFAEL É O FERA ESCLARECE PORQUE VOTOU CONTRA PROJETO DO PISO DOS PROFESSORES DE ARIQUEMES!

 

Por Val Barreto*.

 

O Vereador Rafael é o Fera, o Fiscal do Povo Do Município de Ariquemes tem se mostrado um valioso aliado da educação e dos servidores públicos, não só de Ariquemes, mas de todo o Estado de Rondônia.

 

A exemplo está o requerimento protocolado por ele no dia (11/02/2022) direcionado à Prefeita Carla Redano, cobrando o cumprimento integral da lei que define o Piso do Magistério para o ano de 2022 aos professores da rede.

 

Embora o Piso do Magistério esteja garantido na Lei 11.738/2008 (Lei do Magistério) e garanta a aplicação em 2022 de 33,24%, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei - PL nº 3275/2022 que representa um verdadeiro pacote de maldades contra os professores de Ariquemes.

 

E foi contra ESTE PROJETO que o FERA votou contra, NÃO como apresenta a fake News que dizem que o vereador votou contra os servidores.

 

Ao lado da vereadora Rafaela do Batista, que também votou contra o Projeto de Lei, ambos fazem importantes esclarecimentos em uma live para “abrir os olhos” da categoria para as falácias que representam uma campanha enganosa publicada por meio de um banner nas redes sociais, acusando ambos os vereadores a votarem contra os servidores.

PISO DOS TÉCNICOS EDUCACIONAIS: PREFEITURA NEGA REAJUSTE – AS DISPARIDADES ENTRE HILDON CHAVES X MARCOS ROCHA!

 


Por Val Barreto*.

 

Embora o Prefeito Hildon Chaves tenha apoiado o Governador Marcos Rocha, as disparidades entre a gestão de um e do outro estão a um abismo de distância, ficando cada dia mais claro que essa “aliança” não tem muito sentido quando o assunto é a valorização dos servidores.

 

Já vimos esse filme:

 

Do mesmo modo que aconteceu com o abono do FUNDEB que foi estendido aos técnicos educacionais por espontânea vontade, Hildon Chaves só pagou por espontânea pressão e paralisação dos técnicos educacionais liderados por uma comissão de servidores e apoio dos sindicatos.

PORTO VELHO: APLICAÇÃO DO PISO DOS PROFESSORES, RETROATIVO + REAJUSTE DOS TÉCNICOS EDUCACIONAIS.

 


 

Por Val Barreto*.

 

O cumprimento do Piso do Magistério, que em 2022 foi reajustado em 33,24% foi confirmado pela Prefeitura de Porto Velho e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), sendo a notícia anunciada em Assembleia Geral Sindical na última terça-feira (12/04/2022).

 

 

O que temos para abril/2022:

 

No mês de abril será pago o reajuste do grupo geral de 10,06% a todos os servidores públicos municipais da Prefeitura de Porto Velho, ou seja, os professores têm direito a este reajuste, também.

 

 

O que temos para maio/2022:

 

Embora a aplicação do Piso deva ocorrer em janeiro, de acordo com a Lei Federal nº 11.738/2008, a prefeitura de Porto velho levou 5 meses para talvez cumprir a lei e confirma aplicação do piso em maio.

 

 

Retroativo a passos tartaruga:

 

Há informações de que a Prefeitura/SEMED só pagará o retroativo em dezembro, ou seja, a promessa é de aplicar o piso em maio, ficando para trás os meses de janeiro, fevereiro, março e abril que será pago somente no final do ano.

SELETIVO: Prefeitura de Porto Velho – RO abre mais de 300 vagas em novo processo seletivo da SEMUSA 2022.

 


As inscrições para o edital n° 40/SEMAD/2022 do processo seletivo Prefeitura de Porto Velho, no estado de Rondônia, estarão abertas nos dias 18 e 19 de abril de 2022. A oferta é de 305 vagas imediatas, oito delas reservadas para pessoas com deficiência, para contratação temporária em diversos cargos.


Todos os contratados irão trabalhar em jornadas de 20 a 40 horas semanais, podendo receber vencimentos entre R$ 1.008,32 e R$ 7.696,61. Os que forem aprovados e convocados serão lotados nas Unidades administradas pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA.


Vagas do processo seletivo Prefeitura de Porto Velho:


Abaixo, nós separamos os cargos disponíveis por nível básico de escolaridade, mas não se esqueça de conferir diretamente no edital os requisitos adicionais que alguns deles podem apresentar:


Nível superior

Médico Clínico Geral;

Farmacêutico;

Terapeuta Ocupacional;

Psicólogo;

Fisioterapeuta;

Nutricionista;

Assistente Social;

Enfermeiro;

Biomédico;

Bioquímico;

Odontólogo.

Nível médio técnico

Técnico em Higiene Dental;

Técnico em Laboratório;

Técnico em Radiologia;

Técnico em Enfermagem.

Nível fundamental

Agente Comunitário de Saúde.

Nível médio

Auxiliar de Farmácia.

Edital Prefeitura de Porto Velho: período de inscrição

As inscrições ficarão abertas de 18 a 19 de abril de 2022. Os interessados em participar do processo seletivo Prefeitura de Porto Velho deverão fazer seus registros no site da Prefeitura Municipal de Porto Velho.


Além de preencher o formulário online, é necessário anexar os documentos especificados em edital, digitalizando em PDF.



Adquira sua vaga, pontuando mais com os CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Vagas para os CARGOS:

*AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – (salário) R$ 2.300.


CURSO 1: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE 400h.


CURSO 2: CURSO BÁSICO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE 20h.


CURSO 3: PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA 20h. 


CURSO 4: SAÚDE DA FAMÍLIA 20h.


CURSO 5: SAÚDE DO IDOSO 20h.


CURSO 5: SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE 20h.


*AUXILIAR DE FARMÁRCIA – (estimativa salarial) R$ 1.800.

CURSO 1: AUXILIAR DE FARMÁCIA.


CURSO 2: CLASSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS.


CURSO 3: CLASSES FARMACOLÓGICAS.


CURSO 4: SERVIÇOS FARMACÊUTICOS.


CURSO 5: ORGANIZAÇÃO DA FARMÁCIA.


Informações: Fone: (69) 993106942.


Processo seletivo Prefeitura de Porto Velho: avaliação

A seleção contará com etapa única no formato de análise de títulos. Os seguintes itens poderão ser pontuados, a depender do cargo pretendido:


- Graduação;

- Residência;

- Pós-graduações;

- Cursos e certificações diversas; e

- Experiências profissionais.



O edital completo está disponível no link:

https://drive.google.com/file/d/1fnuvIs_1OTjom9hDiWmifPBhu487r1JV/view?usp=drivesdk